O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (11) os Jogos Escolares Piauienses (Jepis) e as Paraolimpíadas Escolares 2024. A solenidade ocorreu no Palácio de Karnak, com a presença do governador Rafael Fonteles.

Na cerimônia, também esteve presente a Secretária de Esportes do Estado do Piauí, Josiene Campelo, que detalhou algumas novidades desta edição. Segundo ela, o número de modalidades cresceu de 18 para 22, além de aumentar o número de polos para 7 e de inscritos nas Paraolimpíadas, que passaram a ser disputadas no mesmo período que o Jepis.

Foto: Alef Leão/GP1
Evento de lançamento dos Jogos Escolares Piauienses

“Nós aumentamos de 6 polos para 7 polos, atendendo os 12 territórios piauienses e vamos ter uma maior participação. Nós tínhamos 18 modalidades esportivas, passamos agora a 22 modalidades. Triatlo, natação em águas abertas, tiro com arco, são algumas das modalidades que a gente ampliou (...) Esse ano já aumentou o número de participantes, de 43 para 89 participantes da Paraolimpíadas. E ano passado só foi o atletismo, esse ano nós teremos a bocha e natação em águas abertas”, explicou.

Além disso, Josiene destacou a importância dos projetos esportivos no estado. “Entre outros projetos importantes que nós temos na Secretaria dos Esportes, através do nosso governador Rafael Fonteles, de incentivo aos nossos atletas, um grande exemplo é o Bolsa Atleta, que é um recurso direcionado ao alto rendimento. Nós estamos potencializando essas práticas esportivas e ampliando aos municípios”, declarou a secretária, que também chamou o Piauí de “celeiro de talentos”.

Entre os atletas presentes no evento, estava Ana Laura Figueiredo, campeã dos Jogos Escolares Brasileiros no Karatê. Ao GP1 Esportes, a atleta de 14 anos falou sobre as expectativas para os Jepis deste ano. “Minha expectativa está alta, eu estou treinando bastante, estou muito focada e o objetivo é ser campeã mais uma vez. E a classificação, que é uma grande oportunidade para nós atletas nos destacarmos, conseguirmos melhorar mais e evoluir”, ressaltou.

Foto: Alef Leão/GP1
Jogos Escolares Piauienses de 2024 foram lançados nesta quinta-feira

O governador Rafael Fonteles reforçou que em seu mandato foram aumentados os investimentos para jogos escolares, Campeonato Piauiense e, além disso, um investimento de custeio para estudantes, como por exemplo, com passagens aéreas para outras fases dos jogos escolares.

“Nosso objetivo do mandato é aumentar o investimento no esporte, seja ele escolar, amador ou profissional. Estamos cumprindo isso. Todos os programas esportivos do governo tiveram um investimento este ano maior do que no ano anterior. Portanto, os jogos escolares do Piauí tiveram um investimento maior, mais modalidades, mais estudantes, polos para as etapas regionais e garantia de passagem aérea para todos os alunos que irão disputar os jogos brasileiros. Isso representa um investimento maior na educação e no esporte escolar, especialmente nos jogos escolares. Além disso, o programa da SEDUC Esportiva garante a prática curricular. Fiz aqui um apanhado de todas as iniciativas que estamos fortalecendo no esporte como um todo. O Bolsa Atleta do Piauí, proporcionalmente, é um dos maiores programas de incentivo aos talentos do esporte em todos os estados do Brasil. Inauguramos este ano o CIESP, que é o time do FIES, ou seja, seis bilhões de reais foram desburocratizados para pequenos projetos de apoio ao esporte na capital e no interior do estado. Ampliamos o investimento no esporte profissional, especialmente o futebol, que recebeu investimentos este ano. Assim, cada vez mais teremos um campeonato piauiense e a participação dos times piauienses em nacionais de maneira mais competitiva”, destacou Fonteles.

Saiba mais sobre os Jepis

Os jogos são o maior evento esportivo escolar do estado do Piauí, com a participação de estudantes de 11 a 17 anos. Os participantes são de escolas estaduais e municipais do Piauí, além de colégios particulares e do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Com a expansão do evento desde 2023, eles passaram a ser disputados em polos por todo o estado, abrangendo os 224 municípios piauienses. Neste ano, as modalidades são: atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, voleibol, vôlei de praia, taekwondo, tênis de mesa, wrestling e xadrez.

Os atletas selecionados representarão o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (Lebs), nos Jogos da Juventude (JUV), na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares e no Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal sub-17. No ranking nacional dos Lebs, o Piauí subiu da posição 11ª, em 2022, para 9º em 2023.