Em uma partida que não faltou emoção, PSG derrotou o Flamengo nos pênaltis e se sagrou campão da Copa Intercontinental 2025. O embate foi na tarde desta quarta-feira (17), em Doha, no Catar. No tempo regulamentar, as equipes empataram em 1 a 1, com os times realizando um duelo equilibrado.
Primeiro tempo
Considerado favorito, o PSG criou a primeira chance real de gol. Aos três minutos, Vitinha cobrou falta para dentro da área, João Neves apareceu nas costas de Pulgar e chegou livre finalizando de primeira na rede pelo lado de fora. Dominando as ações da partida, o Paris abriu o placar aos 10 minutos, mas o gol foi anulado.
Na ocasião, o time europeu pressionou a saída do Flamengo, e o clube carioca fez uma lambança, recuando mal para Rossi, que afastou de qualquer jeito, e a pelota chegou em João Neves, que chegou chutando para marcar. Porém, o gol acabou sendo anulado após a revisão ter afirmado que a bola saiu no recuo para Rossi.
Após o lance, o Flamengo acordou e começou a se soltar mais no jogo e conseguiu sua primeira chance aos 16 minutos, quando o Rubro-Negro pressionou o adversário e forçou um erro da defesa, com a bola sobrando para Pulgar, que chutou da entrada da área para defesa de Safonov.
A partir daí, o jogo ficou truncado, com poucas chance criada, mas com o PSG ainda seguindo com mais presença de ataque e posse de bola. Até que aos 37 minutos, o Paris balançou as redes, dessa vez legal. Após ótima troca de passes, a bola chegou em Doué, que fez belo cruzamento rasteiro que passou por todo mundo, inclusive por Rossi, que pulou e não encontrou nada, chegando para Kvaratskhelia livre, que só empurrou para o fundo da rede.
Segundo tempo
O PSG voltou do intervalo com a mesma postura e chegou aos cinco minutos, quando João Neves recebeu na entrada da área e chutou para defesa de Rossi. Porém, em uma de suas poucas chegadas, o Flamengo encontrou um gol aos 15 minutos. Na ocasião, Arrascaeta foi derrubado por Marquinhos na área e após revisão do VAR, o árbitro marcou pênalti. Jorginho foi a cobrança e deslocou o goleiro.
As chances reais de gol pararam por aí, já que o jogo ficou nervoso e amarrado. Porém, o PSG começou a criar situações aos poucos e iniciou uma verdadeira pressão, mas o Flamengo se mostravam bem postado na defesa e apostava em contra-ataques, onde conseguiu duas ótimas chances com Plata, que não tiveram boa conclusão. No último lance, Marquinhos teve a oportunidade mais clara, mas o zagueiro pegou mal e a decisão foi para a prorrogação.
Prorrogação
No primeiro tempo da etapa regulamentar, o Flamengo tentou propor mais o jogo, mas não conseguiu chegar com perigo, e o empate seguiu. Na volta do intervalo, os papeis se inverteram e quem buscou mais o ataque foi o PSG, assustando com chutaço de fora da área que passou perto do gol. O Paris fez uma verdadeira pressão e teve duas finalizações que passaram tinta da trave, levando a decisão para os pênaltis.
Penalidades
Flamengo – De La Cruz (C), Saúl (X), Pedro (X), Léo Pereira (X) e Luiz Araújo (X)
PSG – Vitinha (C), Dembélé (X), Nuno Mendes (C) e Barcola (X)