Uma das seleções anfitriãs da Copa do Mundo , o México garantiu vaga na próxima fase do torneio ao derrotar a Coreia do Sul por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (18), no estádio Akron, em Guadalajara. Com o resultado, os mexicanos chegaram aos seis pontos, asseguraram a liderança do Grupo A com uma rodada de antecedência e também confirmaram a classificação para a fase de mata-mata. A equipe ainda enfrentará a República Tcheca na última rodada, enquanto os sul-coreanos jogarão contra a África do Sul.

A vitória mexicana foi construída no início do segundo tempo, após uma falha do goleiro Kim Seung-gyu. Aos quatro minutos, em cruzamento para a pequena área, o arqueiro saiu para interceptar a bola, mas não conseguiu segurá-la e acabou se chocando com o zagueiro Lee Gi-hyuk. A sobra ficou livre para Romo, que apenas empurrou para o gol vazio. O resultado também garantiu ao México a primeira colocação do grupo, já que a Coreia do Sul não pode mais ultrapassá-lo devido ao critério de confronto direto.

Foto: Divulgação/FIFA
México vence Coreia do Sul

O primeiro tempo foi marcado por poucas oportunidades claras de gol. O México tentou pressionar com trocas rápidas de passes e finalizações de média distância, enquanto a Coreia do Sul apostou em lançamentos para o ataque. A principal chance sul-coreana ocorreu aos 15 minutos, quando Son Heung-min encobriu o goleiro Tala Rangel após lançamento em profundidade, mas a jogada foi anulada por impedimento. Do lado mexicano, Alvarado cruzou para Quiñones aos 19 minutos, mas o atacante parou em defesa segura de Kim Seung-gyu.

Na etapa final, a Coreia do Sul passou a buscar mais o ataque em busca do empate, mas encontrou dificuldades para superar a marcação mexicana. Os asiáticos também tiveram problemas com a linha defensiva adversária e terminaram a partida acumulando seis impedimentos. Apesar da pressão, as equipes criaram poucas oportunidades efetivas até os minutos finais. Aos 29 minutos, Raúl Jiménez recebeu lançamento dentro da área e finalizou para boa intervenção do goleiro sul-coreano.

Os momentos derradeiros da partida concentraram as melhores chances após o gol. Aos 39 minutos, Santi Giménez ajeitou de cabeça para Vargas finalizar de fora da área, obrigando Kim Seung-gyu a fazer importante defesa. Na sequência, Cho Gue-sung cabeceou dentro da pequena área após lançamento, mas Tala Rangel conseguiu evitar o empate. A Coreia ainda manteve pressão nos instantes finais, porém não conseguiu alterar o placar, que confirmou a classificação antecipada da seleção mexicana.

Sem anúncio no momento