A Seleção Brasileira já sabe quem enfrentará na segunda fase da Copa do Mundo de 2026 . O empate por 1 a 1 entre Japão e Suécia, nesta quinta-feira (25), garantiu aos japoneses a segunda colocação do Grupo F e colocou frente a frente duas seleções que chegam embaladas ao início do mata-mata.

O Brasil avançou como líder do Grupo C após vencer a Escócia por 3 a 0 e terminar a primeira fase com sete pontos. A equipe comandada por Carlo Ancelotti superou o Marrocos no saldo de gols e chega invicta à fase eliminatória, mas terá pela frente um adversário que cresceu nos últimos anos e tenta alcançar a melhor campanha de sua história em Copas do Mundo.

Foto: Divulgação/Fifa
Vini Jr. decide contra a Escócia e Brasil e garante primeira colocação do grupo C

A partida entre Brasil x Japão será disputada na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), no NRG Stadium, em Houston, nos Estados Unidos. Quem avançar disputará as oitavas de final no dia 5 de julho. A decisão da Copa do Mundo está marcada para 19 de julho, nos Estados Unidos.

Japão chega embalado e sonha com campanha inédita

A seleção japonesa encerrou a fase de grupos na segunda posição do Grupo F, atrás apenas da Holanda. Na campanha, empatou com os holandeses, goleou a Tunísia e confirmou a classificação após novo empate, desta vez diante da Suécia.

Presente em todas as edições da Copa do Mundo desde 1998, o Japão busca quebrar o tabu de nunca ter conseguido avançar além das oitavas de final. Em quatro oportunidades em 2002, 2010, 2018 e 2022 chegou a essa fase, mas acabou eliminado em todas elas.

Sem anúncio no momento

Sob o comando de Hajime Moriyasu, a equipe garantiu vaga no Mundial fazendo uma das melhores campanhas de sua história nas Eliminatórias Asiáticas. Ao todo, foram 13 vitórias, dois empates e uma derrota.

Retrospecto amplia favoritismo brasileiro

Apesar da evolução japonesa, o histórico do confronto ainda é amplamente favorável ao Brasil. As seleções se enfrentaram 14 vezes, com 11 vitórias brasileiras, dois empates e apenas um triunfo do Japão.

Foto: Reprodução/Issei Kato
Brasil reencontra o Japão no primeiro confronto do mata-mata na Copa do Mundo

A única vitória japonesa aconteceu em outubro de 2025, quando venceu o Brasil por 3 a 2 em amistoso disputado no Morumbis. Antes disso, a Seleção mantinha uma longa invencibilidade no confronto.

Em Copas do Mundo, o encontro ocorreu apenas uma vez. Na edição de 2006, na Alemanha, o Brasil venceu por 4 a 1 na fase de grupos e avançou na liderança da chave.