O Corinthians é o grande campeão do Campeonato Paulista de 2025. Nesta quinta-feira (27), o Timão segurou o empate sem gols contra o Palmeiras, na Neo Química Arena, e faturou a taça graças à vitória por 1 a 0 no jogo de ida. O nome da noite foi Hugo Souza, que brilhou ao defender um pênalti cobrado por Raphael Veiga no segundo tempo e garantiu a vantagem corintiana. A conquista marcou o fim de um jejum de quase seis anos sem títulos, já que o último havia sido o próprio Paulistão, em 2019, além disso, impediu o tetracampeonato inédito do rival.
Primeiro tempo
Antes mesmo de a bola rolar, o dérbi já deu indícios de que pegaria fogo. Ainda durante o aquecimento, funcionários dos dois clubes se desentenderam e bateram boca. Já nos primeiros minutos de jogo, a intensidade se manteve, com muita disputa e alguns desentendimentos, mas pouca criatividade. Com a vantagem no placar, o Corinthians adotou uma postura cautelosa, fechando os espaços e dificultando a construção das jogadas do Palmeiras, que não conseguiu criar chances claras contra o gol defendido por Hugo Souza.

A melhor oportunidade da primeira etapa veio aos 26 minutos. Após uma bela troca de passes, Rodrigo Garro recebeu livre na entrada da área e, mesmo com pouco ângulo, soltou uma bomba em direção ao gol de Weverton. A bola explodiu na trave antes de sair pela linha de fundo. O Palmeiras tentou impor seu jogo, mas sofreu com erros de passe e a atuação discreta de Estêvão. A equipe de Abel Ferreira teve dificuldades na criação de jogadas, onde não conseguiu superar a forte marcação do Timão e acabou indo para o intervalo sem oferecer perigo ao goleiro Hugo Souza.
Segundo tempo
Precisando reverter o placar agregado, o Palmeiras voltou para o segundo tempo apostando no "tudo ou nada". Aos 9 minutos, Murilo assustou a defesa corintiana ao desviar a bola com perigo sobre a meta de Hugo Souza. Aos 22 minutos, Félix Torres derrubou Vitor Roque dentro da área, e o árbitro assinalou pênalti, gerando protestos de ambos os lados. Os palmeirenses cobraram a expulsão do zagueiro, que já tinha amarelo, enquanto os corintianos contestaram a marcação da penalidade. No meio da confusão, Abel Ferreira acabou expulso e deixou o campo mais cedo.
No momento mais crítico do duelo, Raphael Veiga cobrou a penalidade e Hugo Souza defendeu. Em seguida, Félix Torres fez falta em Vitor Roque, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um a mais, o Palmeiras foi para cima, enquanto o Corinthians recuou. Aos 44 minutos, Memphis pisou na bola e uma confusão generalizada entre os jogadores se formou em campo. Após revisão do VAR, Martínez e Lomba, ambos na reserva, foram expulsos.
Já nos minutos finais do jogo, Yuri Alberto teve a chance de matar o jogo em uma jogada de velocidade do Corinthians, mas Weverton defendeu e manteve o Palmeiras vivo por mais um tempo no jogo. A euforia corintiana para comemorar o título, fez com que a partida precisasse ser paralisada mais uma vez, por causa de sinalizadores lançados em campo. Com a partida retomada, o Corinthians segurou o resultado e garantiu o título do campeonato, se isolando ainda mais como o maior campeão do Paulistão.
Próximos compromissos
Sem muito tempo para comemorar, o Corinthians já tem compromisso no Campeonato Brasileiro no próximo final de semana. O Timão enfrenta o Bahia no domingo (30), às 20h, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Palmeiras também entra em campo no mesmo dia, às 16h, no Allianz Parque, contra o Botafogo.
Ver todos os comentários | 0 |