A skatista piauiense Carolina Bandeira, atualmente na 4ª colocação do ranking nacional amador, ficou de fora da convocação para uma seletiva oficial da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), voltada à formação da Seleção Brasileira. Embora o critério anunciado previsse o chamado das cinco primeiras colocadas do ranking, Carolina foi preterida, enquanto atletas com desempenho inferior, incluindo nomes fora do top 10, foram incluídas na lista.
A denúncia foi feita pela Federação Piauiense de Skateboard (Fepisk), que questiona a falta de transparência no processo de convocação e aponta possível retaliação ao estado do Piauí. Segundo a presidente da Federação, Carla da Mata, a CBSk tem adotado uma postura burocrática e evasiva, respondendo apenas por e-mail e atrasando esclarecimentos.

“A notícia foi publicada no dia 01. Quando eu percebi a situação eu questionei no grupo oficial do WhatsApp da Confederação. Neste grupo estão todas as entidades filiadas. Eles demoraram 2 horas para responder. Quem respondeu foi a vice-presidente sugerindo que eu encaminhasse os questionamentos por e-mail”, afirmou Carla.
A Fepisk aponta que essa não é a primeira vez que atletas piauienses, mesmo com bom desempenho, são deixadas de fora de convocações importantes. "Antes diziam que era por falta de resultado. Agora que a Carolina está entre as melhores, nem isso explicam", finalizou a presidente.
Diante da ausência de justificativas e da reincidência do ocorrido, a Federação piauiense estuda ingressar com uma ação judicial para assegurar o direito de Carolina Bandeira participar da seletiva, caso a exclusão seja confirmada de forma definitiva.
Destaque nacional
Carolina Bandeira vem se destacando nacionalmente após ingressar no programa Bolsa Atleta, com apoio do Governo do Estado do Piauí. Com os recursos recebidos desde agosto de 2022, ela conseguiu participar das principais competições do calendário nacional e teve uma ascensão expressiva no desempenho, garantindo o título dos Jogos Universitários Brasileiros em 2023 e o 4º lugar no Campeonato Brasileiro da mesma temporada.
Outro lado
O presidente da Confederação Brasileira de Skate, Eduardo Dias, informou que a reclamação foi recebida nesta sexta-feira (4). Segundo ele, o Departamento de Esportes e a Comissão Técnica, responsáveis pelo evento citado na denúncia, estão atualmente focados na organização da competição e devem retornar na segunda-feira (7), quando será enviada uma resposta oficial à atleta.
Ainda de acordo com o presidente, a convocação para competições de alto rendimento segue uma série de critérios técnicos. Embora a classificação no ranking tenha peso, não é o único fator levado em consideração na definição dos nomes.
Ver todos os comentários | 0 |