O secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth , anunciou nesta segunda-feira (10) que o Exército norte-americano afundou duas embarcações e eliminou seis narcoterroristas no Oceano Pacífico.

“Ontem, por ordem do presidente Donald Trump , foram realizados dois ataques cinéticos letais contra embarcações operadas por Organizações Terroristas Designadas”, escreveu Hegseth em seu perfil na rede social X, compartilhando um vídeo das ações.

Yesterday, at the direction of President Trump, two lethal kinetic strikes were conducted on two vessels operated by Designated Terrorist Organizations. These vessels were known by our intelligence to be associated with illicit narcotics smuggling, were carrying narcotics, and… pic.twitter.com/ocUoGzwwDO — Secretary of War Pete Hegseth (@SecWar) November 10, 2025

Segundo o secretário, os serviços de inteligência americanos identificaram que os barcos estavam envolvidos no contrabando de narcóticos ilícitos e transitavam por rotas conhecidas de tráfico de drogas no Pacífico Oriental.

Desde o início da operação, as Forças Armadas dos EUA realizaram 19 ataques em águas internacionais, resultando na morte de mais de 70 suspeitos de narcoterrorismo. O governo de Donald Trump informou ao Congresso que o país se encontra em “conflito armado” com cartéis de drogas desde 2 de setembro, embora ainda não tenha apresentado provas que justifiquem as ações militares no Caribe e no Pacífico.

As operações têm provocado críticas de líderes da região, como o ditador venezuelano Nicolás Maduro e o presidente colombiano Gustavo Petro, acusados por Washington de possíveis ligações com o tráfico de drogas.

Uma tentativa dos democratas no Senado de restringir os ataques do Exército em águas internacionais foi derrotada na semana passada, com 49 votos a favor e 51 contra. A bancada republicana conseguiu barrar a iniciativa, que tinha caráter simbólico, mantendo a continuidade das operações militares.

Sem anúncio no momento