O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , informou que conversou por telefone neste domingo (28) com o líder russo, Vladimir Putin, em um diálogo que classificou como “muito produtivo”. A ligação ocorreu horas antes do encontro que Trump terá, ainda nesta tarde, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
A reunião entre Trump e Zelensky está marcada para acontecer na residência do presidente norte-americano, em Mar-a-Lago, na Flórida. Na pauta, estará o plano de paz defendido por Washington para tentar encerrar o conflito entre Rússia e Ucrânia.
Em publicação na rede social Truth Social, Trump afirmou que a conversa com Putin antecedeu o encontro previsto para as 13h com o mandatário ucraniano. Ele também informou que a reunião será realizada na principal sala de jantar de Mar-a-Lago e que a imprensa foi convidada a acompanhar o evento. Segundo o presidente, seu segundo mandato tem sido marcado por iniciativas voltadas à resolução de conflitos internacionais.
O plano de paz discutido envolve propostas elaboradas pela Ucrânia em conjunto com os Estados Unidos e aliados europeus. Entre os pontos estão um acordo de não agressão, garantias de segurança para Kiev e a perspectiva de ingresso do país na União Europeia em médio prazo. O texto também prevê um compromisso definitivo entre russos e ucranianos de cessar ataques mútuos. Apesar disso, Zelensky avalia que a continuidade das ofensivas russas indica que Vladimir Putin não demonstra interesse real em alcançar a paz.