O presidente da Argentina, Javier Milei , declarou apoio à família Bolsonaro para as eleições presidenciais brasileiras deste ano. A manifestação ocorreu durante entrevista ao programa Oppenheimer Presenta, da CNN em espanhol, exibida no sábado (10), na qual o mandatário afirmou preferir “uma solução com os Bolsonaro” ao que classificou como “o socialismo do século 21”.

A fala reforça o alinhamento ideológico de Milei com setores conservadores do Brasil e ocorre em um momento de desgaste nas relações diplomáticas entre os dois países. Na semana passada, o Itamaraty informou que informou que o Brasil deixará de representar os interesses argentinos na Venezuela, função que exercia desde agosto de 2024, após a expulsão da diplomacia de Buenos Aires de Caracas.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Javier Milei

As declarações do presidente argentino repercutiram rapidamente entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. Nas redes sociais, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato ao Palácio do Planalto, comemorou o posicionamento de Milei e afirmou que, a partir de 2027, a Argentina teria “um parceiro comercial de verdade” no Brasil.

Já Eduardo Bolsonaro elogiou a condução do governo argentino e afirmou que Milei retirou o país de uma grave crise econômica e moral.