O Governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (23) a prisão do canadense Ryan Wedding, ex-snowboarder olímpico acusado de tráfico de drogas e que figurava na lista dos dez mais procurados do FBI . A captura ocorreu no México.

Em publicação na rede X, o diretor do FBI, Kash Patel, afirmou que a prisão foi resultado de “uma enorme cooperação e trabalho em equipe com o governo do México”. Segundo ele, esta foi a sexta captura de fugitivos da lista dos mais procurados em um ano.

Foto: Consulados dos Estados Unidos no México
Ryan Wedding, ex-atleta olímpico de snowboard

Em novembro do ano passado, o Governo Americano havia elevado de US$ 10 milhões para US$ 15 milhões a recompensa por informações que levassem à prisão de Wedding. Na ocasião, a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, declarou que ele era o maior distribuidor de cocaína no Canadá e atuava em parceria com o Cartel de Sinaloa. Segundo as autoridades, Wedding seria responsável pelo tráfico de cerca de 60 toneladas de cocaína colombiana para Los Angeles, transportadas em caminhões vindos do México.

Ryan Wedding é acusado nos Estados Unidos de chefiar uma organização criminosa, homicídio e conspiração para distribuição de cocaína. Aos 44 anos, ele representou o Canadá nos Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City, em 2002, terminando a competição em 24º lugar. Após a Olimpíada, abandonou o esporte de alto rendimento.

Em 2004, deixou a universidade e passou a atuar no mercado imobiliário, financiando investimentos com o cultivo de maconha. Em 2006, uma propriedade ligada à produção da droga foi alvo de operação da Polícia Real Montada do Canadá, mas Wedding não foi encontrado no local e não acabou indiciado por falta de provas.

Posteriormente, ele passou a se dedicar ao tráfico de cocaína, o que resultou em uma condenação a quatro anos de prisão nos Estados Unidos em 2010. Após cumprir parte da pena, foi libertado e deportado para o Canadá em 2011. De acordo com as autoridades americanas, a partir desse período ele se tornou ainda mais perigoso ao se associar ao Cartel de Sinaloa, passando a ser conhecido por apelidos como “El Jefe”, “Gigante” e “Inimigo Público”, além de ser acusado de envolvimento em diversos assassinatos.

Sem anúncio no momento