O Irã ameaçou nesta quarta-feira (11) atacar portos e centros logísticos do Oriente Médio caso os Estados Unidos realizem ações militares contra instalações iranianas na região. A declaração ocorreu após o Comando Central das Forças Armadas dos Estados Unidos (Centcom) alertar civis para que evitem portos iranianos supostamente usados em operações militares.
O porta-voz das Forças Armadas iranianas, Abolfazl Shekarchi, pediu que países vizinhos não permitam a presença de tropas americanas em seus territórios. Ele também negou as acusações de que embarcações da Guarda Revolucionária Islâmica estariam escondendo navios militares em portos civis.
Segundo Shekarchi, as informações divulgadas por Washington fariam parte de uma tentativa de justificar novas ações militares contra o país. O governo iraniano afirma que suas operações seguem dentro das normas de segurança e que não utiliza estruturas civis para fins militares.
Em comunicado, o Centcom orientou a população a evitar áreas portuárias onde forças navais iranianas estariam atuando e afirmou não poder garantir a segurança de civis próximos a essas instalações. De acordo com o comando militar, o Irã estaria utilizando portos ao longo do Estreito de Ormuz para conduzir operações navais, o que poderia representar riscos ao transporte marítimo internacional.