O Governo dos Estados Unidos teria encaminhado ao Irã uma proposta com 15 pontos como tentativa de pôr fim ao conflito no Oriente Médio, segundo reportagem do The New York Times publicada nesta terça-feira (24), com base em fontes envolvidas nas tratativas.

De acordo com o jornal, o documento foi enviado por meio de intermediários — entre eles representantes do Paquistão. Ainda não se sabe, porém, até que ponto o conteúdo foi disseminado entre a cúpula iraniana nem se Teerã considera a proposta viável como ponto de partida para negociações. Também não há confirmação de que Israel, aliado dos americanos nas ações militares, concorde com os termos sugeridos.

Foto: Reprodução/Instagram
Donald Trump

Já a emissora israelense Channel 12 informou que autoridades dos Estados Unidos discutem a possibilidade de realizar, nos próximos dias, uma reunião para tratar de um acordo de paz. O encontro poderia ocorrer em Islamabad, com mediação de Paquistão, Egito e Turquia. A intenção seria debater a proposta apresentada por Washington, embora o Irã ainda não tenha confirmado participação.

Segundo o The Guardian, o plano pode se basear em uma proposta anterior discutida nas negociações nucleares do ano passado. Diplomatas ouvidos pelo veículo afirmam que, à época, estavam em pauta restrições ao programa nuclear iraniano, limites ao uso de recursos liberados por sanções e exigências relacionadas ao desenvolvimento de mísseis balísticos — pontos considerados difíceis de aceitar por Teerã.

A iniciativa ocorre em meio ao aumento da presença militar americana na região. Também nesta terça-feira, fontes ouvidas pela agência Reuters disseram que o Pentágono avalia enviar entre 3 mil e 4 mil soldados da 82ª Divisão Aerotransportada ao Oriente Médio. Embora o deslocamento não indique uma decisão imediata de atuação terrestre dentro do Irã, ele ampliaria a capacidade de resposta dos Estados Unidos caso haja uma escalada no conflito.

Sem anúncio no momento