O Papa Leão XIV afirmou nesta segunda-feira (13) que não teme o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , e descartou qualquer confronto direto com o governo norte-americano. A declaração foi dada a jornalistas durante voo com destino à Argélia, em meio à repercussão de críticas feitas pelo republicano no dia anterior.
Segundo o pontífice, sua atuação não deve ser confundida com a de um líder político. “Eu não vejo o meu papel como o de um político. Não quero entrar em um debate com ele”, afirmou. Leão XIV também ressaltou que sua missão está ligada à mensagem do Evangelho, defendendo a paz, o diálogo e o multilateralismo como caminhos para a resolução de conflitos.
O papa tem intensificado apelos pelo fim da guerra envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã, destacando o impacto humanitário do conflito. “Muitas pessoas estão sofrendo hoje, muitos inocentes foram mortos, e acredito que alguém deve se levantar e dizer que há um caminho melhor”, declarou. Ele reforçou ainda que continuará se posicionando de forma firme.“Não tenho medo do governo de Trump”, afirmou.
As declarações ocorrem após uma série de críticas públicas feitas por Trump, que questionou a postura do líder religioso em relação à política externa e às ações militares dos EUA no Oriente Médio. O presidente afirmou não concordar com posicionamentos contrários às operações americanas e criticou o papa por, segundo ele, adotar uma visão “liberal”.
Trump também colocou em dúvida a escolha de Leão XIV no conclave de 2025, sugerindo que sua eleição teria sido influenciada por fatores políticos e por sua nacionalidade americana — afirmação que não foi comprovada.
Apesar da escalada de declarações, o papa tem evitado o embate direto e mantido o foco em sua agenda internacional, com ênfase na promoção da paz e na assistência às populações afetadas por conflitos.