O Governo de Donald Trump anunciou nesta quinta-feira (2) a aplicação de tarifas que podem chegar a 100% sobre determinados medicamentos importados, com o objetivo de incentivar a produção dentro dos Estados Unidos.
Segundo comunicado da Casa Branca, a medida atinge remédios patenteados fabricados em países que não possuem acordos tarifários com os EUA e por empresas que não aderem ao modelo de “preço de nação mais favorecida” (MFN).
O cronograma prevê que as tarifas entrem em vigor em até 120 dias para grandes farmacêuticas e em até 180 dias para empresas de menor porte.
Ainda de acordo com o governo, companhias que passarem a realizar ao menos parte da produção em território norte-americano terão uma taxação reduzida, de cerca de 20%. Após a inclusão no programa MFN, essa tarifa poderá ser eliminada totalmente. A isenção, nesse caso, terá validade até 20 de janeiro de 2029.