Fechar
GP1

Internacional

Vladimir Putin critica “bilhão dourado” e propõe novo sistema financeiro

Putin destacou os países do Brics como protagonistas nesse novo cenário.

O presidente russo, Vladimir Putin, participou virtualmente da cúpula do Brics, realizada neste domingo (6), no Rio de Janeiro. Em discurso, Putin voltou a criticar o “bilhão dourado” — termo adotado para se referir aos países ricos do Ocidente — e a defender o surgimento de uma nova ordem multipolar. “A ordem mundial unipolar, que servia aos interesses do chamado ‘bilhão dourado’, está ficando no passado. Está surgindo uma ordem mais justa, multipolar”, declarou o líder russo.

Putin destacou os países do Brics como protagonistas nesse novo cenário. Ele afirmou que o bloco, hoje formado por países da Ásia, América Latina, África e Oriente Médio, superou o PIB (Produto Interno Bruto) do G7 — grupo composto pelas sete maiores economias industrializadas — em US$ 20 trilhões em 2025, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Foto: Alan Santos/Presidência da RepúblicaVladimir Putin
Vladimir Putin

Entre as propostas apresentadas pelo presidente da Rússia, está a criação de um novo sistema de transações financeiras, cujo objetivo principal é diminuir a dependência do dólar e dos sistemas financeiros ocidentais. “A criação, no âmbito do Brics, de um sistema independente de compensação e custódia permitiria tornar as transações cambiais mais rápidas, eficientes e seguras. A propósito, o uso de moedas nacionais no comércio entre nossos países está crescendo de forma constante: em 2024, a participação do rublo e de moedas de países amigos nas transações da Rússia com os demais países do Brics alcançou 90%”, disse.

Putin também elogiou a atuação do Brasil à frente do Brics e afirmou que o bloco está, a cada ano, mais inserido na governança global. “Ano após ano, a autoridade e a influência do nosso grupo no mundo continuam crescendo. O Brics consolidou-se, com razão, como um dos centros-chave da governança global, e a voz sólida de nossos países se faz ouvir cada vez mais claramente na arena internacional”, finalizou o chefe de Estado da Rússia.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.