Uma delegada da Polícia Civil do Maranhão denunciou ter sido vítima de assédio durante uma reunião de trabalho com o secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Ribeiro Martins . O caso veio a público na semana dedicada às discussões sobre direitos das mulheres e foi divulgado inicialmente pela coluna da jornalista Manoela Alcântara , do portal Metrópoles . A policial relatou o episódio em publicação na internet e também formalizou a queixa junto à entidade que representa a categoria no estado.
Segundo o relato da delegada, que preferiu não ter o nome divulgado, a situação ocorreu durante um encontro institucional na sede da Secretaria de Segurança Pública. De acordo com a profissional, o secretário teria feito comentários considerados inadequados em meio à reunião, em um ambiente que deveria ser exclusivamente profissional. Ela afirmou que as falas começaram com brincadeiras e observações sobre sua aparência.
A delegada relatou que o secretário passou a chamá-la de “Delegata” e afirmou que ela seria “a delegada mais bonita do Maranhão”, acrescentando que já a observava desde o período em que ela atuava no Tribunal de Justiça. Ainda segundo o depoimento, Maurício Ribeiro Martins também teria insistido diversas vezes para que ela enviasse uma fotografia, dizendo que gostaria de colocar a imagem no gabinete.
A policial afirmou que era a única mulher presente na sala no momento da reunião e descreveu o episódio como constrangedor. Em sua manifestação, disse que a situação gerou desconforto e que a postura apresentada pelo gestor ocorreu em um ambiente institucional e em contexto de relação hierárquica, já que o secretário é superior administrativo na estrutura da segurança pública estadual.
Após o ocorrido, a delegada procurou a Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Maranhão (Adepol-MA), que divulgou nota classificando a conduta atribuída ao secretário como incompatível com a dignidade institucional e com o respeito esperado nas relações dentro da administração pública. A entidade informou ainda que a mesma postura teria se repetido posteriormente em outra reunião realizada na sede da Secretaria de Estado da Administração. Procurada pela coluna que divulgou o caso, a assessoria do governo do Maranhão não havia se manifestado até a última atualização da reportagem.