Fechar
GP1

Timon - Maranhão

Madeira ilegal é apreendida na zona rural da cidade de Timon

Ação foi realizada pela Secretaria do Meio Ambiente, Guarda Municipal e Superintendência de Limpeza.

Membros da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Guarda Civil Municipal e a Superintendência de Limpeza e Urbanização (SLU), encontraram uma região de desmatamento no Povoado Copacabana, zona rural de Timon.

O secretário municipal do Meio Ambiente, José Carlos Assunção, informou que a operação foi deflagrada após receber uma denúncia, e por meio de um sistema de monitoramento via satélite, a área desmatada foi localizada.

“Recebemos a denúncia e constatamos, por meio de sistema de monitoramento, que houve desmatamento na região denunciada. Estamos utilizando esse monitoramento por satélite mais atualizado desde o início do ano. É um programa muito eficiente e estamos buscando melhorar mais ainda esse sistema”, informou o secretário.

Na ação, os agentes ainda conseguiram apreender tronco de árvores e madeira irregular na região, no entanto, de acordo com as informações do secretário, no momento da operação conjunta, os suspeitos de cometer tal crime conseguiram fugir e ainda não foram identificados.

“Detectamos esse desmatamento na região Norte de Timon, no Povoado Copacabana, em uma área mais ribeirinha. Foi apreendida uma carrada de madeira. O objetivo da operação foi barrar o desmatamento e impedir que este tipo de crime ambiental ocorra em Timon”, explicou José Carlos.

Fiscalizações

Na semana passada a Prefeitura de Timon renovou, por mais 10 anos, Termo de Capacidade Técnica com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Na prática, o documento autoriza o município a realizar licenciamento ambiental e operações de fiscalização.

Para denúncias, a população pode acionar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente pelo telefone 869 9928-2157, que também é Whatsapp.

“A secretaria do Meio Ambiente não é um obstáculo para quem quer se regularizar e fazer um manejo, uma derrubada sustentável. Você pode fazer uma derrubada fazendo replantio. Basta ir na secretaria que nossos técnicos orientam o manejo sustentável, mas infelizmente, as pessoas insistem em fazer esse processo de forma irregular e acabam cometendo crime ambiental. A secretaria do Meio Ambiente é uma parceira, desde que as pessoas procure se regularizar”, finalizou o secretário.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.