Na manhã deste sábado, um grupo de brasileiros deixou a Faixa de Gaza e chegou em Rafah, cidade na fronteira com Egito. A Embaixada do Brasil na Palestina alugou uma casa para abrigá-los, enquanto não há liberação de entrada no território egípcio.

Dos 28 brasileiros que chegaram mais cedo em Khan Younes, 16 estão agora em Rafah. O grupo estava abrigado na escola católica Rosary Sisters, no norte de Gaza, e viajou cerca de 25km em um ônibus fretado pelo governo brasileiro, até a região sul. Este é o último passo antes de que o grupo possa cruzar a fronteira e, em solo egípcio, pegar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para o Brasil.

O Brasil aguarda o Egito autorizar a entrada dos brasileiros para poder buscá-los. O avião presidencial, o VC-2 da Embraer, que tem capacidade para transportar 40 pessoas, aguarda em Roma, na Itália.

O governo federal comunicou que está em contato neste sábado com autoridades palestinas, do Egito e de Israel para viabilizar que o cruzamento do grupo de brasileiros na fronteira seja feito com segurança. “Assim que abrir, imediatamente a ente consegue fazer o nosso pessoal cruzar”, disse Alessandro Candeas, embaixador do Brasil na Palestina.