Os Estados Unidos estão pressionando Israel para que haja um cessar-fogo na Faixa de Gaza. O governo de Joe Biden tem avaliado que vai ficar cada vez mais difícil para as tropas israelenses avançarem contra o Hamas em Gaza, quando tem crescido na pressão internacional para o sofrimento de civis de ambos os lados da guerra.

Joe Biden e membros do seu secretariado pressionaram o governo israelense em conversas recentes. Segundo a CNN, os norte-americanos manifestaram preocupação quanto à duração do conflito no Oriente Médio.

Na avaliação dos Estados Unidos, Israel não dispõe de tempo ilimitado para eliminar os terroristas do Hamas. Fontes afirmam que a Casa Branca acredita que restam apenas algumas semanas, e não meses para que um apelo por cessar-fogo se torne obrigatório.

Ainda assim, Israel não dá sinal de que deve recuar contra o grupo extremista. Nessa quinta-feira (02) as forças israelenses afirmaram que estão cercando a cidade de Gaza, capital da Fixa de Gaza, e “aprofundando” suas operações na região.