Os eleitores venezuelanos votam neste domingo (03) em um referendo no qual eles irão falar se querem que a região de Essequibo seja incorporada à Venezuela. O território atualmente pertence à Guiana Francesa.

A medida foi anunciada pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no dia 10 de novembro. A disputa entre os países pela região, rica em petróleo e minerais, dura mais de um século.

Após o resultado, o governo da Venezuela deve decidir como será feita a anexação do território. Essequibo tem 160 mil quilômetros quadrados e é administrado pela Guiana, governada pelo chefe de Estado Irfaan Ali.

O território corresponde a cerca de 74% do país. Cinco perguntas serão feitas pelo referendo, nas quais os venezuelanos escolherão entre as respostas “sim” e “não”.

Entre elas, estão questionamentos sobre o Laudo de Paris de 1899, que determinou a área como pertencente à Guiana Francesa. Elas também abordam o Acordo de Genebra de 1966, no qual o Reino Unido reconheceu o pedido venezuelano em relação ao território de Essequibo.