Após mais de cinco décadas no reinado, a rainha Margrethe II, da Dinamarca, anunciou que vai abdicar do trono e dar lugar ao seu filho, o príncipe herdeiro Frederik. O anúncio da monarca foi feito neste domingo (31), durante seu discurso de Ano Novo.

Bastante popular entre os dinamarqueses, Margrethe ascendeu ao trono no dia 14 de janeiro de 1972, após a morte de seu pai, o Rei Frederik IX. Conforme divulgado pela rainha, sua renúncia acontecerá na mesma data em que assumiu o posto.

Foto: Reprodução/Instagram
Rainha Margrethe II, da Dinamarca

Acostumada com aventuras e o dever com seus súditos, a monarca recebeu o reconhecimento e homenagem da primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, que agradeceu a dedicação da rainha ao longo das últimas cinco décadas.

Atualmente com 83 anos, a rainha Margrethe II é uma das figuras públicas mais populares do país. Quando era mais jovem, ela costumava esquiar, e também fazia parte da unidade da força aérea feminina dinamarquesa, com cursos de judô e resistência na neve.

Conhecida por seu entusiasmo, ela andava pelas ruas de Copenhague, capital da Dinamarca, sem escolta, e conquistou a população com sua cordialidade e talento. Além de rainha, a figura de Margrethe II também se tornou emblemática pela força, pois em 2011, aos 70 anos, visitou as tropas dinamarquesas no sul do Afeganistão vestida em um macacão militar.