A Meta, empresa proprietária do Facebook , Instagram e WhatsApp , foi multada em mais de €1 bilhão, equivalente a R$6,5 bilhões na cotação atual, devido à violação das normas de proteção de dados da União Europeia. A Comissão de Proteção de Dados da Irlanda, órgão responsável pela regulação de privacidade no bloco europeu de nações, anunciou a punição nesta segunda-feira (22).
Segundo a comissão, a Meta tem armazenado e transferido dados pessoais de usuários europeus para servidores nos Estados Unidos, o que é considerado proibido pela regulamentação europeia. A comissão determinou que a Meta cesse o envio de dados de usuários europeus para os EUA, delete as informações já enviadas e armazenadas, além de aplicar a multa.
Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira, 22, a empresa dona do Facebook classificou a punição como "injustificada" e "desnecessária". A Meta também informou que pretende recorrer da decisão.
A multa imposta à Meta ressalta a crescente importância da proteção de dados na União Europeia e a rigidez com que as empresas são fiscalizadas. A violação das normas de privacidade tem implicações significativas, resultando em punições financeiras substanciais e exigindo ações corretivas por parte das empresas envolvidas. A Meta, agora, terá o desafio de cumprir as determinações da Comissão de Proteção de Dados e enfrentar o processo de recurso para contestar a decisão.