O Comando Central das Forças Armadas dos Estados Unidos (Centcom) anunciou, neste domingo (09), que matou Abu Osama al-Muhaje, apontado como um dos líderes do Estado Islâmico. Ele foi morto durante um bombardeio realizado há dois dias no leste da Síria.

Segundo a nota enviada pelas Forças Armadas americanas, Abu Osama era responsável pela coordenação e organização das operações do Estado Islâmico naquela região da Síria, e afirmam que a morte dele pode resultar em uma limitação na organização de planejar e realizar ações.

O bombardeio foi realizado com o drone MQ-9, que por coincidência, tinham sido assediadas por aviões russos momentos antes do ataque. Na ocasião, os aviões russos lançaram sinalizadores de paraquedas contra os drones.

Sobre o ataque, o comandante do Centcom, general Michael Erik Kurilla, afirmou que a força militar americana está empenhada em derrotar o terrorismo. “Mostramos que seguimos comprometidos com a derrota do Estado Islâmico em toda a região”, comunicou o comandante.