Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que uma grande explosão destruiu uma fábrica que fornece materiais para as Forças Armadas da Rússia. O fato aconteceu na quarta-feira (9), na cidade de Sergiev Posad, região norte de Moscou, e deixou pelo menos uma pessoa morta e 56 feridas.

A empresa é especializada em fabricar instrumentos ópticos e eletrônicos. De acordo com informações do serviço de emergência da cidade, a explosão aconteceu no setor que armazenava fogos de artifício. A força da explosão quebrou vidros de prédios e disparou alarmes de carros estacionados a quilômetros de distância.

O Governo da Rússia não descarta um possível ataque ucraniano. A tese foi reforçada pelo fato de que as defesas aéreas de Moscou derrubaram dois drones lançados por Kiev contra a capital russa, no mesmo dia da explosão. Somente em julho foram contabilizados 16 ataques de drones no território da Rússia.

O prefeito da cidade informou que 26 das pessoas que ficaram feridas na explosão, foram internadas em hospitais locais, seis delas na UTI. O governo do país ainda informou que a fábrica alugava um galpão para uma empresa responsável por shows com fogos de artifício no Kremlin. Mesmo com a suspeita de um ataque ucraniano, as investigações apontam para um “erro de procedimento” como causa do acidente.