A União Europeia (UE) planeja aumentar o número de países membros até 2030, segundo o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. Ele disse que o bloco está pronto para uma ampliação, desde que os candidatos cumpram os requisitos necessários. Atualmente, a UE é formada por 27 países e tem oito nações em processo de adesão.

Michel fez essa declaração nesta segunda-feira (28) durante uma conferência em Bled, na Eslovênia. Ele afirmou que a próxima agenda estratégica da UE deve incluir um objetivo claro de expansão. Ele também disse que o assunto será discutido na próxima reunião do Conselho Europeu, em outubro.

Os países que tentam entrar no bloco são: Bósnia, Macedônia do Norte, Montenegro, Sérvia, Turquia e Albânia, além da Ucrânia e da Moldávia, que se candidataram em junho de 2022. O processo de adesão é demorado e complexo, pois envolve o apoio dos 27 integrantes, o cumprimento dos padrões econômicos europeus e o alinhamento político com o bloco. Além disso, o país postulante não pode estar envolvido em conflitos externos ou internos.

Michel ressaltou que o processo de aprovação “é e continuará a ser baseado no mérito” e que a adesão à União traz responsabilidades e benefícios. “Para assumir as primeiras e colher os últimos num ambiente altamente competitivo, é necessário estar preparado”, afirmou o presidente.