A empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk, adiou o lançamento do foguete Falcon 9, que tinha a missão de pousar na Lua. A saída do foguete estava prevista para acontecer nesta quarta-feira (14), levando uma sonda da companhia Intuitive Machines.

O lançamento, previsto para ocorrer na madrugada desta quarta, na Flórida, porém “temperaturas de metano fora do normal” foram identificadas na nave, segundo a Nasa. A Agência Espacial dos Estados Unidos divulgou que uma nova tentativa de voo deverá acontecer na quinta-feira (15), por volta das 3h05, no horário de Brasília.

Tentativas de envio de foguetes para a Lua

Empresas de todo o mundo já fracassaram na tentativa de enviar naves para a Lua, por esse motivo a conquista do fato é tão procurada pelas grandes organizações. Em 8 de janeiro a American Astrobotic enviou o módulo lunar Peregrine, porém uma ruptura no tanque da sonda levou a um grande vazamento de combustível, e impossibilitou a finalização da missão.

Já em 2023, o módulo da empresa japonesa Ispace, Hakuto-R, teve problemas ao ficar sem combustível por causa do resultado de um erro de cálculo do pouso na Lua. Além disso, a organização israelense SpaceIL quase realizou a tão almejada viagem em 2019, porém falhou a poucos metros do solo lunar.

A antiga União Soviética foi o primeiro país a conseguir conquistar a façanha, em 1966, com a sonda Luna 9. Em seguida, os Estados Unidos, se consagrou como o primeiro país a colocar astronautas na superfície lunar. A China conseguiu três aterrissagens na última década. Índia e Japão também conseguiram realizar as missões.