Nesse sábado (03), as Forças Armadas dos Estados Unidos e do Reino Unido lançaram novos ataques aéreos contra alvos do Houthis do Iêmen. As ações ocorrem em sequência aos bombardeios de sexta-feira (02), contra alvos ligados ao Irã, na Síria e no Iraque.

Segundo informações das autoridades americanas e britânicas, os ataques partiram de plataformas aéreas e de superfície, atingindo pelo menos 36 alvos em 13 localidades. Os alvos incluem uma instalação subterrânea de armazenamento de armas, centros de comando e controle, além de armamentos usados pelos rebeldes para atingir rotas marítimas internacionais no Mar Vermelho.

De acordo com comunicado conjunto das forças dos EUA e do Reino Unido, as ações foram “proporcionais e necessárias” para impedir que os houthis realizem novos ataques. O Comando Militar Central dos Estados Unidos confirmou que foram realizados ataques “de autodefesa contra seis mísseis de cruzeiro dos houthis preparados para serem lançados contra navios no Mar Vermelho”.

EUA atacam alvos ligados ao Irã na Síria e no Iraque

Na última sexta-feira (02), os bombardeios dos Estados Unidos na Síria e no Iraque provocaram quase 40 mortes. As ações ocorreram como retaliação à morte de três militares americanos na Jordânia, na semana passada. Os EUA responsabilizaram o Irã pelos ataques.