Mergulhadores envolvidos nas investigações sobre o navio que colidiu com uma ponte em Baltimore, nos Estados Unidos, na terça-feira (26), conseguiram recuperar a caixa preta da embarcação na madrugada desta quarta-feira (27). A informação foi confirmada por Jennifer Homendy, diretora-geral do Conselho Nacional de Segurança dos Transportes dos EUA (NTSB, na sigla em inglês).

Já as buscas a sobreviventes, por sua vez, foram encerradas hoje e, até o momento, segundo o chefe do corpo de bombeiros local, James Wallace, duas pessoas foram retiradas da água com vida, uma delas se encontra em estado grave e outras seis pessoas permanecem desaparecidas.

Os desaparecidos são operários que trabalhavam em uma manutenção no meio da ponte. Jeffrey Pritzker, vice-presidente da empresa responsável pelos trabalhadores, disse à AP considerar improvável que o grupo esteja vivo, considerando o tempo passado desde o acidente e a temperatura da água.

Investigações

A partir de hoje, o NTSB, responsável pelas investigações, começará a analisar os dados da caixa presta localizada pelos mergulhadores. As equipes também vão apurar se o uso de um combustível inadequado pode ter contribuído para a falha de energia do navio, que pode ter provocado uma pane elétrica, o deixando sem controle.

O navio, um porta-contêiner sob a bandeira de Singapura, havia acabado de deixar o porto de Baltimore e estava a caminho do Sri Lanka. No entanto, minutos antes da colisão com a ponte, o capitão relatou ter perdido o controle da embarcação.