Fechar
GP1

Mundo

Atentado em Istambul deixa dez mortos e 15 feridos

Das vitimas, seis são alemães, um norueguês e um peruano.

Nesta terça-feira (12) uma forte explosão no bairro turístico de Sultanahmet, no centro de Istambul, deixou ao menos dez mortos e 15 feridos. O governo da Turquia suspeita que a explosão tenha sido causada por um homem-bomba ligado ao Estado Islâmico (EI). Das vitimas, seis são alemães, um norueguês e um peruano.

Imagem: Kemal Aslan/ReutersO Estado Islâmico (EI) está sendo apontado como mentor do ataque (Imagem:Kemal Aslan/Reuters)O Estado Islâmico (EI) está sendo apontado como mentor do ataque

Segundo O Globo, a Praça de Sultanahmet, perto da Mesquita Azul e da basílica de Santa Sofia, estava coberta de corpos. Testemunhas disseram que ouviram uma forte explosão. Logo após o acidente, o premier Ahmet Davutoglu participou de uma reunião de emergência em Ancara com o ministro do Interior e chefes de segurança.

Brigas internas


O ataque ao bairro histórico ocorre no momento em que existem fortes tensões e violência entre as forças turcas e militantes curdos do PKK, principalmente no sudeste da Turquia, depois de um cessar-fogo frustrado. Até agora nenhum grupo reivindicou o ataque, mas há fortes indícios de ter sido o Estado Islâmico.

Bélgica

A Procuradora da Bélgica informou que a policia do país prendeu dois suspeitos de planejar um atentado durante as celebrações de Ano Novo em Bruxelas. As investigações levaram a prisão de seis pessoas, mas quatro foram liberadas logo em seguida. Os agentes disseram que os atentados seriam em lugares marcantes da capital do país.

Um dos suspeitos é acusado de liderar as ameaças de atentado e de participar de atividades de um grupo terrorista e ainda de fazer parte de uma organização destinada a recrutar jovens para combater ao lado de jihadistas na Síria. O outro suspeito e responsável por liderar ameaças de atentados e participar das atividades de um grupo terrorista.

Atentados em Paris


No dia 14 de novembro do ano passado, o grupo radical Estado Islâmico (EI) confirmou que foram os responsáveis pelos ataques que mataram mais de 120 pessoas em Paris, França na noite do dia 13 novembro. O grupo declarou oficialmente que seus combatentes usaram explosivos presos aos cintos e metralhadoras para realizarem os ataques em varios locais da cidade.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.