Fechar
GP1

Mundo

Obama é o primeiro presidente dos EUA a visitar Hiroshima

Bombardeio nuclear na cidade matou cerca de 80 mil pessoas em 6 de agosto de 1945.

Barack Obama foi o primeiro presidente dos Estados Unidos em exercício a visitar Hiroshima após os ataques nucleares de 1945. Na manhã desta sexta-feira (27), o presidente deixou uma coroa de flores no local onde foi jogada a primeira bomba atômica do mundo.

Imagem: Jim Watson/AFPPresidente dos EUA, Barack Obama e o (Imagem:Jim Watson/AFP)Presidente dos EUA, Barack Obama e o primeiro ministro japonês, Shinzo Abe

Após a homenagem, que ressalta os laços entre EUA e Japão, Obama afirmou que “as pessoas querem a ciência focada em melhorar vidas, não eliminá-las”, dando esperanças para que as armas nucleares sejam abolidas.

Em seu discurso, o presidente dos EUA prestou homenagem às vítimas e defendeu um mundo sem armas nucleares. “Há 71 anos, a morte caiu do céu", disse. Obama também prestou homenagem a "todos os inocentes" mortos durante a 2ª Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945.

De acordo com O Globo, Obama participou de uma cerimônia junto com o primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, sobreviventes e familiares do trágico bombardeio de 1945 que pôs fim na Segunda Guerra Mundial.


Ataque

Por volta das 8h do dia 6 de agosto de 1945, um Boening B-29 batizado de “Enola Gay”, lançou uma bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima, no Japão, em missão arquitetada pelo governo dos Estados Unidos para forçar o Japão a se render e assim acabar com a Segunda Guerra Mundial.

A bomba explodiu a cerca de 500 m do chão e causou a morte de mais de 80 mil pessoas instantaneamente. Dois dias depois, uma bomba ainda mais poderosa, batizada de “Fat Boy”, foi lançada sobre a cidade de Nagasaki matando cerca de 70 mil pessoas.

Em menos de uma semana após os ataques, no dia 15 de agosto de 1945, o Japão se rendeu aos Estados Unidos, pondo fim a Segunda Guerra Mundial.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.