Fechar
GP1

Mundo

Reino Unido deixa a União Européia em votação histórica

No total, mais de 16 milhões de pessoas votaram a favor da separação.

O Reino Unido decidiu em votação histórica nesta quinta-feira (24), deixar a União Européia. Com 52% dos votos, os britânicos aprovaram a saída do bloco. Após a decisão, o primeiro-ministro David Cameron anunciou que vai renunciar o cargo.

Imagem: GETTYPrimeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron (Imagem:GETTY)Primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron 

Mesmo antes da apuração completa, a saída do Reino Unido do bloco, já vencia com cantagem superior a 1 milhão de votos. No total, mais de 16 milhões de pessoas votaram a favor da separação.

O primeiro-ministro, David Cameron afirmou após a votação, que o Reino Unido “deve buscar o novo primeiro-ministro” e anunciou que irá renunciar o cargo. "Os britânicos votaram pela saída e sua vontade deve ser respeitada", afirmou Cameron. "A vontade dos britânicos deve ser seguida". O premiê ponderou que o país precisa de uma nova liderança para levar adiante a decisão do referendo. "A negociação deve começar com um novo primeiro-ministro", disse o político.

O líder do Partido pela Independência do Reino Unido (UKIP), Nigel Farage, nomeou a data como “o dia da independência” e afirmou que é a vitória de gente “decente” que enfrentou grandes bancos e corporações que pediam a permanência britânica na União Européia.

De acordo com a Veja, a pressão separatista em relação ao Reino Unido e a UE já permeiam desde a década de 90 e o ponto máximo das tensões se deu com o crescimento da crise econômica e migratória que atingiu o continente nos últimos anos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.