Fechar
GP1

Mundo

Obama diz que dinheiro para combater zika nos EUA está acabando

O presidente americano alertou as autoridades de saúde e pediu que os legisladores comecem a agir.

O presidente americano, Barack Obama, disse nesta quinta-feira (05), que o dinheiro para combater o surto de zika vírus nos Estados Unidos está se esgotando, avalia a situação como “crítica” e pede que os legisladores comecem a agir.

"Como os nossos especialistas em saúde pública vêm alertando há algum tempo, estamos vendo agora os primeiros casos do vírus zika transmitidos localmente por mosquitos no território continental dos Estados Unidos", disse Obama. "Isso era previsto e previsível", completou.

Em fevereiro deste ano, Obama pediu ao Congresso que alocasse US$ 1,9 bilhão de dólares para combate ao zika, mas encontrou resistência de legisladores republicanos, que disseram que os fundos devem ser movidos dos cofres anteriormente reservados para combater o surto de ebola.

  • Foto: AFPBarack ObamaBarack Obama

"Não só o Congresso de maioria republicana não passou o nosso pedido, mas trabalhou para cortá-lo. Então eles partiram para as férias de verão sem aprovar nenhum fundo para o zika", afirmou Obama. "Enquanto isso, as pessoas na linha de frente vêm se virando como podem. Agora o dinheiro que precisamos para lutar contra o zika está se esgotando", alertou.

De acordo com o Exame, as autoridades de saúde dos EUA pediram nesta semana que as mulheres grávidas evitem a área de Wynwood em Miami, onde se acredita que mosquitos infectados pelo vírus podem estar circulando. O zika está se espalhando em mais de 50 países e territórios do mundo, principalmente na América Latina e no Caribe.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.