Fechar
GP1

Mundo

Colômbia e Farc assinam acordo de paz após anos de conflito

Os líderes encerraram 52 anos de conflito sob olhares de chefes de Estado e de Governo de diversos países

  • Foto: APAcordo de pazAcordo de paz

Belisario Betancur, César Gaviria e Andrés Pastrana, representantes do governo colombiano assinaram, após três tentativas de negociações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o acordo de paz com a maior guerrilha da América Latina nesta segunda-feira (26), na cidade de Cartagena de Índias.

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos e o líder da guerrilha, Rodrigo Londoño, o “Timochenko”, apertaram as mãos e assinaram o documento que encerrou 52 anos de conflito sob olhares de chefes de Estado e de Governo de diversos países, além do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

De acordo com o Estadão, em seu discurso, após a assinatura do acordo, Timochenko prometeu cumprir o acordo. Em nome das Farc-EP, peço sinceramente perdão por toda a dor que possamos ter causado na luta. Bem vinda essa segunda oportunidade sobre a guerra. Muito obrigado”, disse.

Já o presidente colombiano se emocionou ao discursar. “Como chefe de Estado, dou boas-vindas à democracia”, disse Santos. Segundo ele, apesar de não concordar com a maneira que a guerrilha pensa a política, fará de tudo para garantir o direito de expressão das Farc. “Colombianos acabou a terrível noite”, finalizou o presidente. 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.