Fechar
GP1

Mundo

CIA libera acesso a documentos secretos sobre o Brasil

A Agência disponibilizou mais de 11 mil documentos sobre o país.

Mais de 11 mil documentos com referências ao Brasil que foram produzidos entre os anos de 1940 e 1990 estão disponíveis através do site da CIA, a Agência de Inteligência dos Estados Unidos. Segundo informações da Veja, todo os documentos estão inseridos em mais de 13 milhões de páginas, que antes eram classificadas com algum tipo de sigilo.

Entres os documentos, estão telegramas, recomendações sobre política externa, análises semanais e anuais sobre o país, além de artigos de jornal.

Há um documento, por exemplo de 1986, onde analisa as tentativas do PT deixar de ser apenas um “partido de operários”. Ainda de acordo com o documento, o partido pretendia formar uma base de militância maior e com mais eleitores mais jovens.

Também de acordo com a Agência, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que na época era deputado, procurava intensificar acordo com o líder cubano Fidel Castro. Segundo o texto, “Castro hospedou o líder do PT duas vezes em 1985 e de novo em fevereiro de 1986, durante o 3º Congresso do Partido Comunista Cubano”

O general ditador Emílio Garrastazu Médici (1905-1985) era visto com bons olhos pela CIA, em um documento considerado como sigiloso e com data de março de 1970. Os documentos podem ser consultados no site da CIA.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.