Fechar
GP1

Mundo

Justiça dos EUA suspende decreto que barra imigrantes

Decisão é temporária, parcial e barra alguns pontos do decreto de Donald Trump.

  • Foto: Spencer Platt/Getty Images/AFPImigrantes aguardam em aeroportoImigrantes aguardam em aeroporto

A Justiça Federal dos Estados Unidos emitiu uma ordem de emergência na noite deste sábado (28), que impede temporariamente os EUA de deportar estrangeiros de sete países mulçumanos escolhidos por Donald Trump.

De acordo com informações do Estadão, pela ordem da juíza distrital dos EUA, Ann Donnelly, os estrangeiros dessas nações em situação legal de visto, que já estão nos aeroportos americanos, e também aqueles que estão em trânsito ficam autorizados de entrar no país norte-americano.

Trump anunciou que cidadãos do Irã, Iraque, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen não podem entrar nos EUA pelos próximos noventa dias. Para sírios, a proibição tem tempo indeterminado. A medida, disse o presidente, visa proteger o país de “terroristas islâmicos radicais”.

Em nota, o Departamento de Segurança Interna declarou neste domingo (29), que a ordem judicial não afetaria a implementação global da ordem de Trump. Ainda segundo o governo, a ordem judicial afetou apenas um pequeno número de viajantes que foram incomodados por procedimentos de segurança em seu retorno.

"As Ordens Executivas do Presidente Trump permanecem em vigor, as viagens proibidas continuarão proibidas e o governo dos Estados Unidos mantém seu direito de revogar vistos a qualquer momento, se necessário, para segurança nacional ou segurança pública", disse Stephen Miller, conselheiro sênior da Casa Branca. "A decisão da juíza de Brooklyn de forma alguma impede a execução da ordem do presidente, que permanece no efeito total, total e total", completou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.