Fechar
GP1

Mundo

Coreia do Norte acusa Estados Unidos de ‘chantagem nuclear’

Ministro disse a representante da ONU que política de hostilidade dos EUA e sua chantagem nuclear são responsáveis pela atuação situação de tensão.

A Coreia do Norte acusou o governo dos Estados Unidos de “chantagem nuclear” nas conversações com o alto representante da ONU, mas aceitou uma comunicação frequente com as Nações Unidas.

O diplomata norte-americano Jeffrey Feltman, secretário-geral adjunto da ONU para Assuntos Políticos, desembarcou neste sábado (09), em Pequim, na China, após uma visita de cinco dias à capital da Coreia do Norte, Pyongygang, com o objetivo de reduzir a crise na península coreana.

A visita, que é a primeira desde 2010, ocorre depois do lançamento pela Coreia do Norte, em 28 de novembro, de um míssil balístico intercontinental (ICBM) capaz de alcançar o território continental dos Estados Unidos, segundo os especialistas.

Segundo a imprensa estatal norte-coreana, durante a visita Feltman se reuniu com o ministro das Relações Exteriores Ri Yong-Ho e seu vice-ministro Pak Myong-Kuk, anunciou a agência estatal norte-coreana KCNA. "Durante as reuniões, declaramos que a política de hostilidade dos Estados Unidos a respeito da RPDC e sua chantagem nuclear são responsáveis pela atual situação de tensão na península coreana", afirmou a agência.

  • Foto: KCNA/ReutersMinistro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-Ho, cumprimenta o representante da ONU, JeffrMinistro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-Ho, cumprimenta o representante da ONU, Jeffr

E acordo com informações do G1, a República Popular Democrática da Coreia (RPDC, nome oficial da Coreia do Norte) estabeleceu com a ONU "regularizar as comunicações para visitas a diversos níveis".

Para Pyongyang, as manobras regulares organizadas por Washington na península ao lado das forças sul-coreanas "mostram sua intenção de preparar um ataque nuclear preventivo surpresa contra a RPDC".

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.