Fechar
GP1

Mundo

Ministro chinês diz estar disposto a trabalhar com os EUA

As declarações foram feitas durante encontro entre chineses e americanos, o primeiro desde a eleição de Trump.

  • Foto: Brendan Smialowski/Reuters Secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, e o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi Secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, e o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi

O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, afirmou ao seu colega americano Rex Tillerson, que Pequim está disposto a trabalhar com a administração de Donald Trump, o novo presidente dos Estados Unidos.

“A China está disposta (…) a aprofundar as cooperações e a garantir o bom desenvolvimento das relações com a administração do presidente (…) de acordo com os princípios de não-confrontação e respeito mútuo”, declarou Wang.

“Os Estados Unidos reconheceram de forma clara que seguirão aderindo ao princípio de ‘uma só China’”, acrescentou. “Este consenso importante (…) cria as condições necessárias para que os dois países desenvolvam uma cooperação estratégica em âmbitos bilaterais, regionais e mundiais”.

Wang disse ainda que os dois Estados “têm a responsabilidade conjunta de preservar a estabilidade do mundo e de promover a prosperidade planetária, e têm mais interesses em comum que divergências”.

No entanto, foi discutida também a necessidade de uma “igualdade de condições no comércio e investimento. De acordo com informações da Veja, a China está na mira da administração Trump, que acusa Pequim de destruir empregos nos Estados Unidos por culpa de suas exportações e sua política cambial.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.