Fechar
GP1

Mundo

Arqueólogos descobrem estátua gigante de faraó no Egito

Os objetos foram descobertos na zona arqueológica de Ain Shams, na antiga cidade de Heliópolis, que agora é um bairro da capital egípcia.

Nessa quinta-feira (09) duas estátuas de faraós da 19ª dinastia foram encontradas por uma equipe de arqueólogos egípcios e alemães durante uma escavação na área suburbana do Cairo, Egito. Mahmoud Afifi, presidente do setor de Antiguidades Egípcias, acredita que uma das estátuas seja de Ramsés 2º.

  • Foto: Khaled Desouki / AFPCabeça de estátua descoberta em escavações, encontradas perto do Templo de Ramsés 2ºCabeça de estátua descoberta em escavações, encontradas perto do Templo de Ramsés 2º

Os objetos foram descobertos na zona arqueológica de Ain Shams, na antiga cidade de Heliópolis, que agora é um bairro da capital egípcia. A maior estátua, atribuída a Ramsés 2º, foi encontrada fragmentada em grandes pedaços de quartzito, e tem cerca de oito metros.

Já a outra peça encontrada é a parte de cima de uma estátua em tamanho natural do rei Seti, filho de Ramsés 1º e o segundo faraó da mesma dinastia. Ela é feita de caliça e tem aproximadamente 80 centímetros.

  • Foto: Mohamed Abd El Ghany/ ReutersParte de estátua descoberta no CairoParte de estátua descoberta no Cairo

De acordo com o G1, os arqueólogos acreditam que os objetos poderiam ser de Ramsés 2º pelo fato de que foi descoberta em frente ao portal de seu templo. O faraó governou o Egito há mais de 3 mil anos, de 1279 a 1213 a.C., e sua efígie pode ser vista em uma série de sítios arqueológicos espalhados pelo país. O mais famoso monumento a Ramsés 2º se encontra em Abu Simbol, perto do Sudão.

A estátua deverá ser transferida para o novo Museu Egípcio, onde deve ser restaurada e exposta em um local que será inaugurado parcialmente em 2018.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.