Fechar
GP1

Mundo

Países exigem vacina da febre amarela a turista brasileiro

Para entrar nesses países é necessário apresentar certificado de vacinação.

Alguns países estão exigindo que viajantes procedentes do Brasil tenham sido vacinados contra a febre amarela, devido ao surto da doença em alguns estados brasileiros.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Panamá, Nicarágua, Venezuela, Costa Rica, Equador e Cuba foram os países que alterarão o status de exigência em relação ao Brasil.

De acordo com informações do G1, esses países passaram a exigir Certdificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIPV) contra febre amarela para todos os viajantes acima de nove meses de idade procedentes do Brasil.  Devido à nova exigência, os viajantes que partirem do Brasil com destino a esses países deverão apresentar CIVP válido, isto é, com registro de vacinação contra a febre amarela realizada pelo menos 10 dias antes da viagem.

  • Foto: Renata Brito/APVacinaçãoVacinação

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para a emissão do CVO, o viajante deve ter tomado uma dose da vacina contra a febre amarela, que tem validade para toda a vida. Quem já foi vacinado precisa apresentar o cartão de vacinação com os dados da vacina para a emissão do CIVP.

O cartão nacional de vacinação deve estar preenchido corretamente com a data de administração e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.