Fechar
GP1

Mundo

Autopsias confirmam uso de armas químicas na Síria

Ataque na cidade de Khan Sheikhoun, na última terça, causou a morte de mais de 80 pessoas.

O ministro da Justiça da Turquia, Bekir Bozdaf, informou nesta quinta-feira (06), que as autópsias realizadas nas vítimas do ataque ocorrido na última terça (04), na província de Iclib, na Síria, confirmaram o uso de armas químicas.

"Fizeram autópsias em três corpos que foram levados de Idlib para Adana (sul da Turquia), e contaram com a participação de representantes da Organização Mundial da Saúde, Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ). O resultado das autópsias comprovou o uso de armas químicas", afirmou Bozdag.

  • Foto: Omar Haj Kadour/AFPAtaque com arma química na SíriaAtaque com arma química na Síria

Na quarta-feira (05), o ministro da saúde da Turquia, Recep Akdag, já tinha dito que existiam “provas” do uso de armas químicas no ataque, que ele atribuiu ao governo sírio, que vem negando seu envolvimento na ação. "Esta investigação científica demonstrou que Bashar al Assad (presidente sírio) utiliza armas químicas", afirmou nesta quinta após o resultado das autópsias.

De acordo com informações do G1, após o ataque na cidade de Khan Sheikhoun, que causou mais de 80 mortes e deixou centenas de feridos, 30 das vítimas foram transferidas para hospitais da Turquia. O governo turco classificou o ataque como “crime de guerra e crime contra a humanidade”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.