Fechar
GP1

Mundo

Atentados contra duas igrejas no Egito deixam 36 mortos

Os atentados aconteceram nas cidades de Tanta e Alexandria.

Duas explosões em igrejas cristãs coptas, que é a igreja cristã nacional do Egito, deixaram pelo menos 36 pessoas mortas no país, durante as comemorações do Domingo de Ramos, neste domingo (09). O primeiro atentado foi em uma igreja, na cidade de Tanta, situada ao norte do país e que deixou 25 mortos e sessenta feridos. Poucas horas depois, onze pessoas foram vítimas de outra explosão em Alexandria.

A primeira bomba atingiu os fiéis dentro do templo de Mar Guergues (São Jorge, em árabe).

Sherif Ismael, premiê egípcio, disse em entrevista à emissora On Tv, que o país luta para erradicar o terrorismo.  “Trata-se de um ato terrorista impiedoso, mas erradicaremos o terrorismo do Egito e temos a determinação para acabar com os grupos terroristas”, disse o premiê.

  • Foto: Mohamed Abd El Ghany/ReutersVítima é carregada após explosão em igreja cristã copta, em Tanta, no EgitoVítima é carregada após explosão em igreja cristã copta, em Tanta, no Egito

O outro atentado aconteceu em Alexandria, norte do país, onde um homem suicida vitimou fiéis do lado de fora da igreja de São Marcos, de acordo com a emissora de televisão estatal do país árabe. O papa Teodoro II, chefe da igreja copta, rezava uma missa dentro da catedral no momento do ataque, mas não foi atingido.

De acordo com a Veja, os coptas representam 10% da população do Egito e são o maior grupo cristão do país, além de terem cerca de 1 milhão de fiéis no resto do mundo. Desde 2013, as perseguições contra os coptas aumentaram, devido os militares tomarem o poder do país e derrubarem o presidente Mohamed Morsi, da Irmandade Muçulmana.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.