Fechar
GP1

Mundo

China teve mais de 20 mil instituições atingidas por ciberataque

No país asiático, foram afetadas universidades, estações ferroviárias, entregas do correio, postos de gasolina, hospitais, prédios de escritórios, shoppings e serviços governamentais.

A mídia estatal chinesa informou que mais de 29 mil instituições em toda a China foram infectadas pelo ciberataque global iniciado na sexta-feira (12). Os dados são do Centro de Inteligência de Ameaças da Quihoo 360, uma empresa chinesa de serviços de segurança na internet.

Entre as mais atingidas, estavam universidades e instituições educacionais, totalizando 4.341, ou cerca de 15% dos endereços de protocolo de internet atacados. Também foram afetadas estações ferroviárias, entregas de correio, postos de gasolina, hospitais, prédios de escritórios, shoppings e serviços governamentais.

  • Foto: Isabel Infantes/AFPAmbulância estacionada do lado de fora do departamento de Acidentes e Emergências do Hospital St ThomasAmbulância estacionada do lado de fora do departamento de Acidentes e Emergências do Hospital St Thomas

De acordo com informações do G1, a Xinhua disse ainda que o sistema usado pelos postos de gasolina da PetroChina foi atacado, o que significa que os clientes não podiam usar seus cartões para pagar. Mas a maioria dos postos já havia se recuperado.

Ataque global

O diretor do serviço europeu de polícia Europol, Rob Wainwright, disse à rede britânica ITV neste domingo (14), que nunca havia acontecido algo do tipo. "O último balanço chega a mais de 200.000 vítimas, principalmente empresas, em ao menos 150 países. Realizamos operações contra 200 ciberataques por ano, mas nunca havíamos visto algo assim", declarou.

O ataque ocorreu de "forma indiscriminada" e "se propagou muito rapidamente", acrescentou o diretor da Europol, que teme que o número de vítimas siga crescendo "quando as pessoas voltarem ao trabalho na segunda-feira e ligarem o computador".

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.