Fechar
GP1

Mundo

EUA aponta Coreia do Norte como autora do ciberataque mundial

Segundo jornal, códigos utilizados por hackers coincidem com os de ataques cibernpeticos norte-coreanos realizados no passado.

De acordo com informações publicadas pelo jornal The New York Times, funcionários da inteligência dos Estados Unidos e especialistas vinculados ao setor privado suspeitam que hackers norte-coreanos estejam por trás do ciberataque mundial que afetou cerca de 300 mil computadores na última sexta-feira (12).

Segundo o jornal, alguns dos códigos utilizados no ransomware WannaCry coincidem com os utilizados em ataques cibernéticos norte-coreanos realizados no passado, como em 2014 na Sony.

  • Foto: DivulgaçãoAtaque hacker mundiaçAtaque hacker mundial

A empresa californiana de segurança virtual Symantec identificou em uma versão do WannaCry, o código de ataques ao banco central de Bangladesh, em 2016, a bancos da Polônia no início do ano e a Sony Pictures Entertainment, em represália, para o filme A Entrevista, uma sátira do líder norte-coreano, Kim Jong-un.

A Symantec detectou no passado a origem de ataques nos EUA, Coreia do Norte e Israel. Funcionários da inteligência americana têm os mesmos indícios que a Symantec, e investigadores tanto do Google como da empresa russa Kaspersky confirmaram as semelhanças do código.

Após o ataque, os responsáveis exigiram um pagamento na moeda digital Bitcoin para recuperar o acesso aos computadores e afetou a pelo menos 150 países, prejudicando hospitais no Reino Unido, grandes empresas na França e Espanha, a rede ferroviária na Alemanha, órgãos públicos na Rússia e universidades na China.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.