Fechar
GP1

Mundo

Autor de ataque em Manchester provavelmente fez bomba sozinho

Abedi foi filmado por um circuito fechado de televisão, onde aparece comprando os itens para a bomba ncluindo porcas de parafuso que foram usadas como estilhaços.

A polícia britânica disse nesta segunda-feira (12), que o autor do ataque em Manchester que matou 22 pessoas no final show da cantora Ariana Grande no mês passado, Salman Abedi, provavelmente construiu sozinho o dispositivo usado no atendado dias antes da ação.

No dia 15 de abril, Abedi, que nasceu no Reino Unido filho de pais líbios, viajou à Líbia e voltou em 18 de maio, quatro dias antes do atentado. Ele tinha 22 anos.

Abedi foi filmado por um circuito fechado de televisão, onde aparece comprando os itens para a bomba pouco depois de voltar ao território britânico, incluindo porcas de parafuso que foram usadas como estilhaços, além do latão que se acredita ter contido os explosivos, ainda segundo as autoridades.

  • Foto: Polícia de Manchester via APSalman Abedi, autor do ataque em ManchesterSalman Abedi, autor do ataque em Manchester

De acordo com os detetives, os materiais usados para a construção da bomba foram armazenados em um carro branco que Abedi comprou em 15 de abril, pouco antes de viajar para a Líbia.

"A montagem propriamente dita de todas as partes parece ter acontecido nos dias imediatamente anteriores ao ataque", disse Russ Jackson, diretor do Policiamento de Contraterrorismo de North West, em um comunicado. "Nossas investigações mostram que a montagem do dispositivo provavelmente foi feita pelo próprio Abedi".

De acordo com o G1, a polícia realiza investigações para determinar se Abedi agiu sozinho ao obter e armazenar todos os materiais e se outras pessoas estavam a par de seu plano.

O irmão de Abedi, Hashem, partiu do Reino Unido aproximadamente na mesma época e foi preso juntamente com o pai de ambos, Ramadan, por investigadores de contraterrorismo líbios após o ataque.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.