Fechar
GP1

Mundo

Vaticano estuda fazer decreto para excomungar corruptos

Papa Francisco definiu corrupção como um ‘câncer’.

Uma nota divulgada pelo Vaticano neste sábado (17), afirma que uma comissão da Santa Sé estuda um decreto que permite ao pontífice excomungar pessoas com “corrupção e associação mafiosa”, ou seja, na prática, os corruptos e os mafiosos seriam excluídos da comunidade dos fiéis da Igreja Católica.

A nota diz ainda que a questão é extremamente importante e delicada, e por isso “são necessários aprofundamentos a nível internacional e de doutrina jurídica na Igreja”. Entretanto, o Papa Francisco já expressou sua posição de forma clara no prefácio do livro do cardeal Peter Tuckson, onde ele definiu a corrupção com “um câncer” e exortou a “lutar conjuntamente” contra esse fenômeno.

  • Foto: AFPPapa FranciscoPapa Francisco

Segundo Francisco, a corrupção está na "origem da exploração do homem", da "decadência e falta de desenvolvimento", do "tráfico de pessoas, armas e drogas", da "injustiça social e da humilhação", da "escravidão e desemprego".

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.