Fechar
GP1

Mundo

Arábia Saudita exige fechamento da emissora Al Jazeera ao Catar

Junto a outras cinco nações árabes, os sauditas enviaram uma lista de 13 demandas ao Catar para que retomem as relações diplomáticas com o país.

Nesta sexta-feira (23), os países da Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes e Bahrein enviaram uma lista de 13 exigências para o Catar cumprir e em troca serão retiradas as pesadas sanções diplomáticas e comerciais, impostas há duas semanas. Dentre as exigências, está a de fechar a emissora de TV Al Jazeera, reduzir laços com o Irã e fechar uma base militar da Turquia em seu território. O documento dá dez dias ao Catar para cumprir com as imposições.

No início deste mês, o grupo de governos do mundo árabe anunciou o corte de relações com o Catar depois de acusar a monarquia do país de trabalhar para promover a instabilidade na região, além de financiar grupos terroristas. As imposições são também por descontentamento devido à proximidade do Catar com o Irã, força antagonista aos sauditas.

  • Foto: Fadi Al-Assaad/Arquivo/ReutersRedação na sede do canal Al Jazeera, em Doha. no CatarRedação na sede do canal Al Jazeera, em Doha. no Catar

Segundo os países, a Al Jazeera, emissora mais importante do mundo árabe, prejudica o apoio aos seus governos. Apesar de ser parcialmente financiada pela monarquia do Catar, a rede é vista como uma das mais independentes do Oriente Médio e é tratada como uma ameaça, por mostrar pontos de vista alternativos. Segundo a Arábia Saudita, a Al Jazeera promove movimentos islamistas populistas, simpáticos aos princípios da Primavera Árabe.

De acordo com a Veja, a lista inclui também a extradição de pessoas acusadas de terrorismo nos outros países árabes, fim do financiamento a grupos considerados como terroristas pelos Estados Unidos, alinhamento político, militar, social e econômico com as nações do Golfo Pérsico e fechamento de missões diplomáticas no Irã.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.