Fechar
GP1

Mundo

Mercosul decide suspender direitos políticos da Venezuela

A decisão foi aprovada por unanimidade pelos membros do bloco econômico.

Suspensa do exercício de membro do Mercosul desde dezembro por descumprir obrigações, a Venezuela agora recebeu uma nova sanção por “ruptura democrática”. A decisão foi anunciada no sábado (05), após reunião em São Paulo, da qual participaram representares do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Com a nova sanção, a reintegração da Venezuela fica mais complicada. De acordo com informações do G1, mesmo que passe a cumprir todos os outros compromissos fundamentais previstos no protocolo de sua adesão ao bloco, o Mercosul só voltará a incorporar a Venezuela depois de "restaurada a ordem democrática", afirmou o documento da reunião.

  • Foto: AFPNicolás MaduroNicolás Maduro

“Desde que o governo venezuelano enveredou por um caminho que o levou a se afastar cada vez mais da democracia, nossos países, em diversas instâncias, manifestaram preocupação, afirmou o chanceler brasileiro Aloysio Nunes. A decisão foi baseada na cláusula do Protocolo de Ushuaia, assinado em 1996, que afirma que os países do bloco devem respeitar a democracia.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.