Fechar
GP1

Mundo

Furacão Maria atinge a categoria 5 e ameaça ilhas do Caribe

Previsão é de que ele chegue a Porto Rico na quarta-feira (20).

O furacão Maria atingiu a categoria 5 por volta das 20h45 desta segunda-feira (18). Essa categoria é a mais alta da escala Saffir-Simpson. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), o ciclone tocou o solo na ilha de Martinica por volta das 22h40. O furacão é considerado “extremamente perigoso”, com ventos que atingem até 260 km/h.

De acordo com informações do G1, alertas de furacão foram emitidos para as ilhas de Porto Rico, Culebra e Vieques. Na ilha de Guardalupe, que está em estado de alerta máximo, o prefeito ordenou a evacuação das casas em áreas de risco.

  • Foto: NASA via APOlho do furacão MariaOlho do furacão Maria

Segundo o meteorologista local Gabriel Lojeto, a passagem do furacão Maria sobre Porto Rico pode ser a de maior impacto sobre a ilha em quase um século. A passagem do Maria por Porto Rico será a segunda de um furacão pela região em duas semanas. O furacão Irma, de categoria 5, não chegou a tocar a terra da ilha, mas deixou vários danos.

Quando Maria ainda estava na categoria 3, o NHC soou o “aviso de furacão” para Guardalupe, Dominica, São Cristóvão e Névis, Montserrat e Martinica, além de emitir uma “vigilância de furacão” para Porto Rico, Vieques e Culebra. Além disso, advertiu que Maria poderia produzir “uma perigosa tempestade e ondas grandes e destrutivas”, as quais elevariam os níveis do mar entre 1,2 e 1,8 metro em sua passagem pelas ilhas Sotavento.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.