Fechar
GP1

Mundo

Vladimir Putin alerta Estados Unidos sobre construção de mísseis

No mês passado, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou decisão de abandonar o INF, que vem sendo considerado um marco da segurança global.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou nesta quarta-feira que se os Estados Unidos se retirarem de um importante tratado nuclear e começarem a desenvolver mísseis de médio alcance banidos pelo acordo, Moscou fará o mesmo.

Os comentários de Putin, divulgados por agências de notícias russas, vieram um dia depois de o Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, anunciar durante reunião da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que Washington irá suspender obrigações previstas no Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF, pela sigla em inglês) em 60 dias, devido à suposta violação do acordo por Moscou.

  • Foto: AP Photo/Hau DinhVladimir Putin e Donald TrumpVladimir Putin e Donald Trump

O governo russo nega que tenha violado o tratado, assinado em 1987.

No mês passado, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou decisão de abandonar o INF, que vem sendo considerado um marco da segurança global, com a alegação de que Rússia e China - que não é signatária do tratado - de violá-lo.

Putin disse hoje que a decisão dos EUA significa que Washington quer desenvolver mísseis de alcance intermediário. A resposta de Moscou, disse o presidente russo, será "fazer o mesmo".

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.