Fechar
GP1

Mundo

Pedro Sanchez toma posse como primeiro-ministro da Espanha

A Espanha é a quarta economia da zona do euro e um influente membro da União Europeia. Sanchez e seu partido são fortes defensores da União Europeia (UE) e do euro.

O socialista Pedro Sanchez tomou posse nesta manhã como primeiro-ministro da Espanha, um dia após a destituição de Mariano Rajoy, em meio a um escândalo de corrupção envolvendo o líder do conservador Partido Popular.

Rajoy esteve presente na cerimônia realizada no palácio real de Zarzuela e apertou a mão de Sanchez, após o novo líder ao fazer o juramento perante o rei Felipe VI. Ambos posaram para fotos com o monarca e representantes da Câmara dos Deputados e do Senado.

Rajoy foi deposto após Sanchez, secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), apresentar uma moção de censura contra seu governo. Ontem, o Parlamento espanhol votou favorável a moção (180-169) para substituir Rajoy por Sanchez. Apenas um parlamentar se absteve.

A Espanha é a quarta economia da zona do euro e um influente membro da União Europeia. Sanchez e seu partido são fortes defensores da União Europeia (UE) e do euro.

Sanchez jurou combater a corrupção e ajudar os espanhóis afetados por anos de cortes nos gastos públicos sob o governo Rajoy. O novo líder também prometeu convocar eleições em breve, mas não estabeleceu uma data.

Sanchez possui minoria no Congresso e precisará do apoio do Podemos, partido da extrema esquerda, de um grupo heterogêneo de partidos regionais e separatistas catalães para conseguir realizar qualquer coisa em seu governo.

Sanchez prometeu também abrir negociações com o líder separatista do nordeste da Catalunha, que está prestes a recuperar um amplo grau de independência após Quim Torra assumir a presidência do governo regional também neste sábado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.